O Dia do Campo é comemorado anualmente em 10 de maio. Em algumas regiões do Brasil, no entanto, a data pode ser celebrada no dia 5 de maio.
A data surgiu com objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade.
No campo são exploradas diversas atividades, sendo que o destaque vai para a agricultura e pecuária.
Atualmente, um dos grande desafios do campo, é a geração de alimentos que possam abastecer uma população mundial de mais de 7 bilhões de habitantes sem causar prejuízo para o meio ambiente.
A exploração consciente e sustentável da área rural é uma tarefa de todo o ser humano e empresa que trabalha direta ou indiretamente com o campo.
No Brasil, desde 1970, com o decreto Lei Nº 1.146/70, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- Incra é o responsável por regulamentar e executar aos políticas agrárias no território nacional.
De acordo com os dados do IBGE, do Censo de 2010, 84,72% da população brasileira vive em áreas urbanas e 15,28%, em zonas rurais.
Agricultura familiar em Santa Catarina
Mesmo com um pequeno território, Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos, maçã e cebola; segundo maior produtor de tabaco, palmito, aves, pera, pêssego, alho e arroz; quarto maior produtor de uva, cevada e leite.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim e Lajeado Grande, Ledinho Curtarelli reforça no nosso Podcast a importância do homem do Campo.