O município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, decretou Situação de Emergência nesta quarta-feira (29) em decorrência dos estragos causados por um tornado que atingiu um raio de 18,3 quilômetros entre o bairro Guilherme Reich e as comunidades de Suruvi, Vila Jacob Biezus, Linha Tiradentes, Barra Bonita e Linha Periquito.
Os prejuízos inicialmente calculados estimam perdas de R$ 10 milhões. A decisão foi aprovada de forma consensual entre os participantes da reunião realizada pelo Poder Executivo e que contou com a presença da Defesa Civil, Bombeiros, Epagri, BRF, Celesc e Poder Legislativo.
Conforme a prefeitura, foram atingidas 60 propriedades e 50 casas, deixando um rastro de destruição em indústrias, estabelecimentos comerciais e propriedades do agronegócio.
Os prejuízos maiores foram materiais, comprometendo as produções de suínos, aves, leite e reflorestamento. Mais de uma centena de postes de energia foram danificados e pelo menos 200 árvores foram removidas das estradas nas comunidades atingidas. Equipes da Celesc e Bombeiros Voluntários tiveram um grande número de chamados.
O prefeito Rogério Pacheco explicou que o decreto de Situação de Emergência Nível Um dá condições para as famílias atingidas, que não possuem seguro, acessar linhas de crédito com juro baixo e financiamento de longo prazo, subsidiados pelo Estado através da Epagri. Da mesma forma, as empresas que possuem ou não seguro, conseguirão recursos com taxas mais acessíveis junto às instituições bancárias.