Na manhã desta terça-feira (25), a Prefeitura de Xanxerê, através da Defesa Civil do município, realizou a prestação de contas do tornado ocorrido no dia 07 de novembro de 2025. Foram apresentados os prejuízos contabilizados, os locais e a quantidade de edificações atingidas e os materiais distribuídos.
De acordo com os números apresentados, o fenômeno gerou um prejuízo de R$ 1.096.777,16, entre danos públicos, comerciais e residenciais. A divulgação também apontou a quantidade dos materiais distribuídos para a recuperação dos espaços afetados. Ao todo, foram entregues 12.800 m2 de lonas, mais de 850 brasilites e cerca de 480 cumeeiras.
O número de edificações atingidas foi contabilizado em 310, sendo os bairros mais afetados Centro, dos Esportes, São Jorge, Frederico Ferronatto, Colatto, Bortolon, Primo Tacca, Veneza e Vila Sésamo. O interior do município também contabilizou prejuízos, especialmente nas Linhas Cambuinzal, Faxinal do Irani, Invernada Grande e Salete.
O trabalho para a recuperação dos espaços, iniciado logo após o ocorrido, contou com a limpeza dos espaços, distribuição de materiais e atendimento dos atingidos. Entre as equipes envolvidas estiveram as secretarias municipais, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil Municipal e Estadual e o Departamento Municipal de Trânsito. Além de voluntários e organizações associativas.
O vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, destacou a agilidade do trabalho dos órgãos públicos e a necessidade de a população aprender a conviver e se adaptar a estes eventos, já que o município está localizado em uma área propícia para os mesmos. “Passamos por mais um evento climático, que se repetiu cerca de 10 anos depois do primeiro tornado. Mas, serviu para demonstrar a nossa capacidade de resiliência e a necessidade de conscientização ambiental”, ressaltou.