Após apresentar números relativos às pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina, o deputado Ivan Naatz (PL) propôs, na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 13, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a implantação de uma Casa do Autista no estado.
“Peço ao governador Jorginho Mello que suspenda a concessão à iniciativa privada do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na Capital. Sugiro, e quero que seja um pedido da Assembleia Legislativa, que naquele local seja instalada a Casa do Autista de Santa Catarina”, afirmou o parlamentar.
Dados mostram que 91.588 pessoas foram diagnosticadas com o TEA em Santa Catarina, 1,2% da população, o nono estado em números do país, num total de 143 entidades cadastradas, 95% delas vinculadas às Apaes.
Experiências e apoio dos deputados
O representante disse ainda que conheceu dois casos, denominados por ele como inspiradores, de casas de autistas administradas pela prefeitura de São Paulo e pelo governo paulista. A solicitação teve o apoio em plenário dos deputados Sergio Motta (Republicanos) e Neodi Saretta (PT).
“Total apoio a sua solicitação e aproveito para convidar o senhor a conhecer a Cidade do Autista em Sorocaba (SP), viagem que está sendo organizada pela vereadora de São José, Vera Pinheiro”, disse Motta.
Já o presidente da Comissão de Saúde da Casa informou que visitou um centro especializado no tema em Fortaleza (CE).