Os alunos da Escola Básica Municipal Dom Bosco serão os representantes de Santa Catarina na fase nacional do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. A equipe Galaky, formada pelos estudantes Arthur Henrique dos Santos e Bruno Henrique da Silva (turma 93), juntamente com a professora orientadora Valdirene Chitolina, garantiu vaga após classificação na etapa estadual da 3ª edição do desafio, na categoria Ensino Fundamental.
A equipe de Xaxim desenvolveu o projeto Mente Saudável, focado na promoção do bem-estar emocional e na valorização da saúde mental entre jovens de 15 a 29 anos. A proposta prevê a criação de um aplicativo com dicas e orientações de profissionais da saúde.
“É um orgulho para o município ver nossos alunos alcançando uma etapa tão importante. Isso demonstra o potencial da educação pública de Xaxim e a dedicação dos nossos profissionais e estudantes”, afirma o secretário municipal de educação, Gildomar Michelon.
Na etapa estadual, foram selecionadas as seis melhores equipes de Santa Catarina, e a Escola Dom Bosco, além da equipe Galaky, também se destacou com outro projeto. A equipe Sinergia, classificada na Etapa Regional, composta pela orientadora Valdirene e pelas estudantes Isadora Morás, Isadora Scalcon e Ana Júlia Mendo (turma 82), desenvolveu o projeto Pé na Escola, que buscou soluções para dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar. Apesar de não avançarem à fase nacional, o empenho e a qualidade do trabalho foram amplamente reconhecidos.
A diretora da Escola Dom Bosco, Daiane Candaten, também celebrou a conquista. “Nossos alunos mostraram criatividade, responsabilidade e sensibilidade em projetos que refletem necessidades reais da sociedade. Toda a comunidade escolar está muito feliz e torcendo por eles na etapa nacional”, destacou.