O ano de 2024, que será bissexto, com 366 dias e o mês de fevereiro de 29 dias, terá menos feriados prolongados. Se em 2023 os dias de descanso caíram em boa parte na quinta-feira, facilitando emendas, em 2024 as datas estão concentradas no sábado, no domingo e na quarta-feira.
Enquanto 2023 teve nove datas comemorativas e pontos facultativos que permitiram feriados prolongados no país, no próximo ano serão cinco. Feriados como o Dia da Independência, o 12 de Outubro e Finados, por exemplo, vão cair no sábado. Já o de Tiradentes será num domingo.
A lista oficial de feriados e pontos facultativos será publicada em dezembro pelo Ministério da Economia, mas já é possível fazer as projeções com base nos dias festivos que se repetem todos os anos e na lista da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
A primeira emenda possível será no fim de fevereiro, com as tradicionais segunda e terça-feira de Carnaval, além de uma parte do dia seguinte, a Quarta-Feira de Cinzas: todos dias de ponto facultativo.
Mas é no segundo semestre que os feriados se concentram no sábado, com datas como a da Independência do Brasil e o Dia de Finados.
Além disso, como ano eleitoral, a lei prevê que o primeiro turno das eleições municipais será realizado no primeiro domingo de outubro; e o segundo turno, se houver, no último domingo do mesmo mês.
R7 /REPRODUÇÃO/ANBIMA