A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou duas carretas trafegando com excesso de peso na BR-282, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada na tarde da última quarta-feira, dia 4, e envolveu veículos da mesma transportadora, que levavam carga de areia.
Os policiais desconfiaram da irregularidade devido à movimentação extremamente lenta dos caminhões e ao achatamento anormal dos pneus. Após serem levados até uma balança, a suspeita foi confirmada.
O primeiro bitrem pesava 90,1 toneladas, ultrapassando em 33,1 toneladas o limite legal de 57 toneladas para o tipo de veículo. Isso representa um excesso de 58%. A segunda carreta, com a mesma carga, totalizou 88 toneladas, ou seja, 31 toneladas acima do permitido.
Diante da infração, tanto a empresa transportadora quanto a mineradora responsável pelo embarque da areia foram enquadradas no crime de dano ao patrimônio público, conforme prevê o Código Penal. A PRF elaborou um boletim de ocorrência, que será encaminhado ao Ministério Público Federal.
Os dois bitrens foram retidos no pátio da PRF em Xanxerê e só foram liberados após a retirada do excesso de carga.
A PRF alerta que o pavimento asfáltico é um bem público, e o tráfego de veículos com peso acima do permitido causa danos como buracos, rachaduras e desníveis, onerando os cofres públicos. Além disso, o excesso compromete o funcionamento dos sistemas de freios e suspensão, aumentando o risco de acidentes graves e colocando em perigo a vida dos motoristas e de outros usuários da rodovia.
Oeste Mais