Celesc começa a cobrar pelas recargas de carros em eletropostos a partir da próxima semana

A Celesc começará a cobrar pelo uso das estações de recarga de veículos elétricos em Santa Catarina a partir de segunda-feira (23). A mudança irá ocorrer para garantir a manutenção e a expansão de um dos maiores corredores elétricos do Brasil.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran-SC), atualmente existe uma frota de aproximadamente 22 mil veículos elétricos no Estado, somando os híbridos e os 100% elétricos.

Os usuários que utilizarão o serviço podem efetuar o pagamento exclusivamente por meio do aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível nas lojas de aplicativos.

Como funcionará o pagamento

Serão disponibilizados dois tipos de tarifas:

  • Estações Rápidas: R$ 2,49/kWh + R$ 5,00 (taxa de desbloqueio)
  • Estações Semirrápidas: R$ 2,19/kWh + R$ 2,50 (taxa de desbloqueio)

Ou seja, levando em consideração um carro elétrico que consome 40kWh, o custo em uma estação rápida será de R$ 104,60, enquanto na semirrápida o valor seria de R$ 89,10. Os eletropostos terão uma tolerância de 10 minutos para o motorista liberar o espaço, após esse tempo será cobrado uma taxa de R$ 1,00 por minuto no período que o carro permanecer estacionado. A medida visa incentivar a rotação dos eletropostos para que mais usuários possam utilizar as estações sem grandes filas.

Para realizar a recarga em um eletroposto, o usuário deve seguir as instruções no aplicativo “Eletroposto Celesc”. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou vouchers.

Basta o usuário, ir até menu principal da plataforma, clicar no ícone de pagamento, acessar o ícone “Cartões” e depois em “Cadastrar”. Inserir os dados solicitados e clicar em “Adicionar”. Buscar o carregador desejado no mapa ou na lista e clicar em “Iniciar recarga”. Após selecionar o cartão cadastrado, basta iniciar a recarga. Para encerrar antes de completar 100%, clique em “Encerrar recarga” e desconecte o veículo.

Para aqueles que querem pagar usando o voucher, basta ir até o menu principal e clicar no ícone de pagamento e selecione a aba “Vouchers”. Ativar o voucher inserindo o código recebido. E seguir os mesmos passos após encontrar o carregador desejado.

Pioneira no abastecimento elétrico

Desenvolvido em parceria com a Fundação Certi, o projeto “Eletropostos Celesc” parte de uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foi criado para fomentar o mercado de veículos elétricos e estabelecer um corredor elétrico sustentável no Estado.

Desde 2015, a Celesc vem remodelando a infraestrutura para abastecimento dos carros elétricos em Santa Catarina. O projeto é dividido em três fases:

  • Fase 1 (2015): Foram instaladas 7 estações em cidades como Araquari, Florianópolis e Joinville, criando um corredor elétrico de 300 km.
  • Fase 2 (2018): A rede foi expandida para 1.500 km com a instalação de 23 novas estações, cobrindo quase 75% do território catarinense.
  • Fase 3 (2023): A infraestrutura continua crescendo com 20 novas estações, incluindo uma ultrarrápida, totalizando 66 estações em 35 municípios, com 89 conectores.
  • O crescimento dos carros elétricos repercutiu no aumento do uso dessas estações, passando de 3.064 recargas em 2021 para 20.206 em 2023, totalizando um crescimento de quase 560%. O consumo de energia também saltou de 29.648 kWh para 246.686 kWh no mesmo período, um aumento de 732%.

·         Cobrança por minuto não é novidade

  • Os eletropostos Shell Recharge estabeleceram a taxa extra na última segunda-feira (16). E, de acordo com a empresa, o valor pode ser definido pelo dono da estação e pode variar de estação para estação.
  • A Volvo também adota a mesma estratégia e já cobra pela ociosidade na rede Volvo Recharge. Além disso, a empresa sueca também passou a cobrar a recarga de carros elétricos da concorrência.

·         Cobrança visa a expansão da insfraestrutura

  • Após quase 10 anos de serviço gratuito, o gerente do projeto do Corredor Elétrico Catarinense, engenheiro Marco Gianesini, destacou que a cobrança da tarifa é fundamental para garantir que a rede continue crescendo e oferecendo um serviço de qualidade, garantindo a manutenção e expansão contínua do serviço.

— A introdução das tarifas garantirá que os catarinenses possam contar com uma infraestrutura robusta e em constante crescimento, reforçando o compromisso da Celesc com a inovação e o desenvolvimento sustentável — ressalta o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

www.nsctotal.com.br

 

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