‘Colisão’ entre a Lua e Saturno promete espetáculo raro no céu nesta terça; veja como assistir

Na noite desta terça-feira (20), o céu nos brindará com um fenômeno raro: a ocultação lunar de Saturno. O planeta dos anéis vai passar tão perto da Lua que, para os observadores, parecerá colidir com ela, embora na realidade apenas passará por trás da estrela.

Este evento será visível em regiões específicas, como o Peru. Durante a ocultação, apenas a parte superior de Saturno ficará visível.

Uma ocultação ocorre quando a Lua, ou outro corpo celeste, passa na frente de um objeto astronômico, obscurecendo-o temporariamente da visão na Terra. Embora pareça uma colisão, essa aproximação é apenas uma ilusão de perspectiva.

Segundo o IGP (Instituto Geofísico do Peru), a distância entre os dois corpos é imensa: enquanto a Lua está a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, Saturno encontra-se a mais de 1,2 bilhões de quilômetros.

O alinhamento que causa a ocultação é semelhante ao que ocorre durante eclipses solares ou lunares. Saturno desaparecerá atrás da Lua por volta das 19h45, na parte oriental do céu, perto do horizonte.

Cerca de uma hora depois, entre 20h30 e 20h50, o planeta reaparecerá em outra zona do disco lunar, em uma altitude mais elevada no céu.

Transmissão da “colisão” entre Lua e Saturno

Para assistir à ocultação lunar entre a Lua e Saturno, você pode acessar a transmissão ao vivo pelo Facebook do IGP ou pelo canal do YouTube “Mistérios do Espaço”.

 

nd+

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade