Na noite de segunda-feira (02), a Seleção Brasileira de Futsal embarcou rumo ao Uzbequistão, país que sediará a Copa do Mundo a partir do dia 14. O Brasil busca conquistar o sexto título mundial. A estreia da Seleção na competição será contra Cuba, no Complexo Esportivo Universal de Bukhara. O destaque da Seleção são dois jogadores de Chapecó (SC), os pivôs Ferrão, do FC Semey (Cazaquistão) e Pito, do Barcelona (Espanha).
A preparação da equipe comandada por Marquinhos Xavier para o Uzbequistão começou com um planejamento dividido em três fases no Rio de Janeiro: avaliação física e médica na Granja Comary em Teresópolis, treinamentos em Nova Friburgo e, depois, na capital fluminense, no Instituto Philippe Coutinho.
O trabalho foi progressivamente intensificado para aperfeiçoar a parte física, técnica e tática, além da performance individual dos atletas. Nesse ciclo de aproximadamente dois anos e meio foi possível o melhor entrosamento da equipe e o ajuste de estratégias táticas.
Amistosos Preparatórios
Antes da estreia no mundial, a Seleção vai participar de dois amistosos contra o Uzbequistão, os anfitriões da Copa do Mundo, na cidade de Tashkent. Os jogos, marcados para os dias 6 e 8 de setembro, tem como objetivo simular as condições do torneio e aprimorar a dinâmica de jogo.
“O fundamental dos dois jogos é adquirir o ritmo com questões reais do jogo como clima, fuso horário, alimentação e repouso”, explica Marquinhos Xavier, treinador da Seleção.
Jogadores convocados
Goleiros
Guitta – Ukhta (Rússia)
Roncáglio – Anderlecht (Bélgica)
Willian – Norilsk Nickel (Rússia)
Fixos
Marlon – ElPozo (Espanha)
Neguinho – Palma (Espanha)
Lucas Gomes Magnus Futsal (Brasil)
Alas
Dyego – Barcelona (Espanha)
Marcênio – Jaraguá (Brasil)
Marcel – El Pozo (Espanha)
Felipe Valério – El Pozo (Espanha)
Leandro Lino – Magnus Futsal (Brasil)
Arthur – Benfica (Portugal)
Pivôs
Ferrão – FC Semey (Cazaquistão)
Pito – Barcelona (Espanha)
Rafa Santos – El Pozo (Espanha)
Desafio no Uzbequistão
O torneio de futsal será realizado em um formato que inclui a fase de grupos, seguida de mata-matas até a final. A Seleção Brasileira está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. O Brasil estreia no dia 14 de setembro contra Cuba na cidade de Bukhara. Três dias depois o Brasil volta a entrar em quadra, mas desta vez contra a Croácia. O último desafio da fase de grupos será contra Tailândia.
Com uma trajetória marcada por grandes conquistas, o Brasil, maior vencedor da história de Copas do Mundo, vai em busca do hexacampeonato. A primeira conquista foi em 1989. Daí em diante a Seleção Brasileira demonstrou sua força ao longo dos anos e também faturou os mundiais de 1992, 1996, 2008 e 2012.
ClicRDC