Coralistas e ex-coralistas se reuniram num grande evento realizado no domingo, 9, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O concerto “Vozes que Ecoam”, marcou o encerramento do projeto “O Canto Coral Vivo na Cidade de Xaxim: Vivências e Vozes que Permanecem”, desenvolvido pela Associação Coral Arautos do Grande Rei.
O Coral foi fundado em 1972 por Frei Alfonso Vicente Vogel e se consolidou como uma verdadeira escola de vida, impactando centenas de crianças e jovens ao longo de sua história.
A maestrina Giseli Linhares Felix, ex-coralista e atual responsável do Coral, conduziu a abertura do evento. Em seguida, a formação atual do coral apresentou peças como “Laudate” e “Christus Lux Mea”. O público também pode acompanhar a participação do ex-coralista Beto Batistella que, acompanhado ao piano por Magali Marlene Scur Malinski (primeira organista do grupo), catou “Con te Partiro”. Ele também se juntou ao coral para a execução de “Panis Angelicus”.
O grande reencontro de gerações foi regido por maestros convidados que também fizeram parte da história do grupo. Fabiano Zoldan regeu a canção “Horizontes”. O maestro Marcio Jose Buzatto, Bacharel em Regência Coral pela UFRGS, conduziu duas obras icônicas: o “Hino do Coral Arautos do Grande Rei” (composição do próprio Frei Afonso) e “Freude” (a clássica “Ode à Alegria” de Beethoven). O evento foi encerrado com a música “Hallelujah” de Handel, unindo todas as vozes presentes.
Projeto
O projeto “O Canto Coral Vivo na Cidade de Xaxim: Vivências e Vozes que Permanecem” foi realizado ao longo de 2025 e contemplado em primeiro lugar pelo edital “Circuito Catarinense de Cultura”, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa teve como objetivo principal reavivar a tradição do coral, reunir ex-coralistas e criar novas interações musicais, fortalecendo os laços entre as diferentes gerações de cantores.
A realização do evento de encerramento contou com o apoio da Prefeitura de Xaxim, que auxiliou na etapa final da realização.
O projeto teve a coordenação geral de Karize Keili Rizzoto e produção cultural de Guilherme Coveseviski.
O concerto “Vozes que Ecoam” marcou o encerramento do projeto que incluiu outras apresentações ao longo do ano, como “O Início de Uma Tradição” (resgatando a fundação do grupo), “Cantigas e Crenças” (focado no repertório sacro e popular) e “Canções do Brasil” (com orientação do professor Maurício Minozzo).
“O projeto é um ato de fé e resistência cultural. O coral é a prova viva de que a arte transforma vidas. Continuamos cantando porque cada voz carrega a memória de quem já passou por aqui e a esperança de quem ainda virá. As vozes que ecoam hoje são as mesmas que, há décadas, fortalecem a alma de Xaxim”, explicou a maestrina do Coral, Giseli Linhares Felix.