O Dia Mundial da Poupança é comemorado anualmente em 31 de outubro.
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar, investindo e pensando na construção de um futuro sólido e seguro financeiramente.
No atual cenário mundial, onde a maioria das economias são baseadas no capitalismo, os bens materiais, novas tecnologias e os serviços são cada vez mais atraentes e efêmeros, incentivando as pessoas a gastarem mais do que realmente podem (e em produtos “descartáveis”).
O consumismo é tão forte e imediatista, que o ato de poupar chega a ser associado com a avareza, por muitas vezes.
Assim, a proposta do Dia Mundial da Poupança é justamente apontar as vantagens, a médio e longo prazo, de ter algum dinheiro poupado, principalmente para ser utilizado em períodos de dificuldades financeiras.
Origem do Dia Mundial da Poupança
O Dia Mundial da Poupança foi criado pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália, um ano após a sua fundação.
Assim, ficou instituído que o dia 31 de outubro seria destinado à tentativa de conscientizar a população mundial sobre os benefícios da poupança e as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro pode acarretar para a vida familiar, por exemplo.
No Brasil, no entanto, a data só começou a ser comemorada a partir de 1933.