O delegado Rodrigo Dantas descreveu como “absolutamente serena” a atitude do homem de 41 anos que confessou ter matado a própria filha, Hosana Esmeralda Silva Pegoraro, de apenas 1 ano e 9 meses, nesta segunda-feira (26), na Linha Copinha, interior do município de Vargeão, Oeste de Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, o autor do crime morava com a mãe da criança no assentamento Santa Rosa I, em Abelardo Luz. Após uma discussão motivada pelo término do relacionamento, ele deixou o local levando a filha. O caso foi detalhado em uma coletiva de imprensa conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.
“A menina ainda estava pendurada por uma corda no pescoço quando chegamos. Ele estava próximo, sem demonstrar qualquer emoção — nenhuma indignação, tristeza ou arrependimento”, relatou o delegado, destacando a frieza do suspeito.
De acordo com a investigação, o homem agiu sozinho. Ele será indiciado por feminicídio, sequestro e ocultação de cadáver.
Um policial militar que esteve na cena do crime relatou ao Oeste Mais que a criança estava pendurada em pedaços de roupas. “Ele rasgou uma camiseta e improvisou um cordão para enforcá-la”, afirmou. Já a Polícia Civil informou que a menina foi morta com o uso de uma corda.
O delegado também informou que, após cometer o crime, o pai tentou tirar a própria vida três vezes, utilizando uma camisa, mas não obteve êxito.
O sequestro
O caso veio à tona após a mãe da menina, de 25 anos, acionar a Polícia Militar. Ela relatou que o casal havia ido visitar familiares, mas, após uma discussão, o homem pegou a filha, uma sacola de roupas e algumas cordas, e fugiu para uma área de mata.
Por volta das 23h, a PM conseguiu contato telefônico com o suspeito e iniciou uma negociação que durou até 1h15 da madrugada. O homem acabou se entregando cerca de três quilômetros da residência, já no município de Faxinal dos Guedes.
Durante a busca, a mãe fez um apelo nas redes sociais, divulgando fotos da filha e pedindo ajuda para localizá-la.
Ligação e confissão
Em uma ligação feita ainda no domingo (25), o pai confessou ter enforcado a filha e mencionado tentativas frustradas de suicídio. Ele alegou que a motivação do crime seria um suposto envolvimento da ex-companheira com um integrante de uma facção criminosa da região de Abelardo Luz.
Na gravação, outra pessoa tenta acalmá-lo, pedindo que ele não cometa mais nenhuma atitude extrema. Apesar disso, o pai afirmou que a criança já estava sem vida, mas se recusou a informar sua localização exata naquele momento.
Histórico de violência
Durante a coletiva de imprensa, o delegado revelou que o casal mantinha um relacionamento conturbado. O suspeito já tinha antecedentes por violência doméstica e histórico de crises de ciúmes.
Segundo a Polícia Militar, ele possui passagens por injúria, ameaça, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal, posse irregular de arma de fogo, invasão de domicílio e exercício arbitrário das próprias razões.
A Polícia Civil segue com a investigação, reunindo laudos periciais e depoimentos de testemunhas para complementar o inquérito.
Despedida
Hosana Esmeralda Silva Pegoraro está sendo velada na Capela Bom Pastor, em Abelardo Luz. O sepultamento está previsto para esta terça-feira (27), no cemitério da Linha Formigas, no interior de Bom Jesus.
Nas redes sociais, amigos e familiares manifestaram dor e indignação, além de mensagens de solidariedade à mãe da criança:
“Força, amiga. Que a justiça seja feita e que Deus te dê amparo neste momento tão difícil”, escreveu uma amiga.
Podcast Capitão Forchesatto Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Xaxim
Podcast Delegado Regional de Xanxerê Vinicíos Burato Iunes