A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), lançou na última semana a cartilha “Cuidando da Memória”, que integra sua programação de conteúdos para o Fevereiro Roxo. A campanha de saúde do mês destaca a conscientização e prevenção do mal de Alzheimer, do lúpus e da fibromialgia, três doenças incuráveis. A DSQV enfatiza nesta edição da campanha os cuidados com a memória e a saúde cerebral, a fim de prevenir o mal de Alzheimer e outras demências.
De acordo com a médica e diretora da DSQV, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, com o envelhecimento da população, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para uma crise global em decorrência do aumento expressivo na prevalência do Alzheimer, e o Brasil está entre os países mais afetados. “Ocorre que estamos falando de uma doença em que cerca de metade das pessoas poderia não adoecer se fizesse opções melhores no seu dia a dia.”
No aspecto da prevenção, a diretora destaca os pilares da saúde essenciais, como atividade física, dieta, sono adequado e bom manejo do estresse e das emoções. “Quero destacar aqui mais dois cuidados importantes quando falamos da nossa saúde mental: vivenciar relações humanas verdadeiras e autocultivar-se, aprendendo e expondo-se a experiências novas. Está nas mãos de cada pessoa buscar um desfecho diferente para sua vida, e o tempo de fazer isso é agora.”
A cartilha Cuidando da Memória explica, por exemplo, a relação entre a memória e a demência e como compreender isso é crucial para a prevenção, diagnóstico precoce e intervenção. O material detalha ainda o que é e quais são os três estágios mais comuns da demência, como é feito o diagnóstico e como se pode preveni-la com bons hábitos como atividade física, boas escolhas alimentares, sono de qualidade, exercícios mentais e interação social, entre outras dicas e links para materiais complementares.
Além da cartilha, integra a programação de Fevereiro Roxo da DSQV a 32ª edição do “Conexão Justiça”, o podcast do Judiciário catarinense, que recebeu a diretora de Saúde e Qualidade de Vida e as médicas geriatras Juliane Felipe Ferrari e Angela Bueno Becker, especializadas em cuidados paliativos. Assista ao episódio completo.
A campanha conta ainda com a publicação, na Página do Servidor, da dica de saúde “Saúde Bucal e Alzheimer”, que discorre sobre a saúde oral e suas implicações na memória. O assunto também foi tema de publicação especial no Instagram do TJSC com o selo @saudeinforma.
Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)