Cinco dos oito tipos de sangue estão com o estoque reduzido na semana em que o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), completa seu 37º aniversário. Saiba quais tipos de sangue e veja como doar.
Conforme o site do Hemosc, cinco tipos de sangue estão com os estoques reduzidos: A-, A+, B-, 0- e 0+. O sangue tipo B+ e AB+ estão com um nível adequado e o AB- está com o estoque estável.
Ao longo dos 37 anos de história, o Hemosc coletou e transfundiu mais de 2 milhões de bolsas. Sendo o único hemocentro com tripla certificação de qualidade, o Hemosc é especializado em doação de sangue, medula óssea, atendimento hematológico, hemoterápico e suporte laboratorial para transplantes, ao longo dessas décadas.
Segundo o Governo do Estado, entre 1ª de janeiro a 30 de junho de 2024, o Centro recebeu mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões.
A sede de Florianópolis foi a primeira a ser implantada no estado. Além da Capital catarinense, está presente nas principais cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e Jaraguá do Sul.
É possível agendar um horário para ir ao Hemosc doar sangue. Sem horário também é possível, estando sujeito a esperar ou a não ter vagas disponíveis. Saiba tudo sobre doação de sangue.
O que é necessário para doar sangue?*
O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas:
Cadastro do Doador,
Pré-triagem,
Triagem e
Coleta.
O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos. Os principais requisitos para ser um doador são:
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum.
Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Quanto de sangue é coletado?*
A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro.
Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a saúde.