No Brasil, antes de 2008 o feriado era comemorado apenas no município do Rio de Janeiro, pois São Jorge é o padroeiro desta cidade, até que foi instituído feriado estadual de acordo com a Lei 5198/08, de 5 de março.
Conhecido como “santo guerreiro”, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia.
O dia 23 de abril é uma homenagem a São Jorge no dia da sua morte: 23 de abril de 303 d.C. Em alguns países, o Dia de São Jorge ainda é celebrado em 6 de maio ou 23 de novembro.
O Dia de São Jorge é celebrado em várias nações e culturas, pois São Jorge é padroeiro de países, como Inglaterra e Etiópia, e de cidades, como Barcelona e Beirute.
A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.
São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão.
Ele nasceu na Capadócia, região da Turquia, por volta do ano 280. Entrou para o exército, mas como era cristão e o imperador havia declarado perseguição aos cristãos, Jorge abandonou o exército. Depois disso foi torturado e decapitado.