Um homem de 47 anos foi baleado e preso, após invadir uma residência no centro de Abelardo Luz para furtar. A Polícia Militar foi acionada por volta de 00h50 de quarta-feira (05), após o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) receber um chamado de um morador o qual informou que sua residência estava sendo invadida.
Quando os policiais chegaram ao local encontraram o suspeito do crime baleado e detido pelo morador. O morador relatou que ouviu barulho em um dos cômodos da residência e, quando foi averiguar, encontrou o homem subtraindo objetos da residência. O suspeito não acatou as ordens dadas pelo morador e teria feito menção de estar armado, colocando a mão dentro da roupa na tentativa de fugir do local, momento em que foi atingido por um disparo de revólver calibre 357, arma esta que o morador possui registro autorizando sua posse legal. Após ser atingido, o suspeito se rendeu e foi detido pelo morador até a chegada dos policiais.
O Corpo de Bombeiros Militar de Abelardo Luz foi acionado e prestou os primeiros socorros, encaminhado o suspeito ao Hospital Rogacionista Evangélico de Abelardo Luz.
O homem, que possui dezenas de registros criminais por furto, roubo, ameaça, receptação, estelionato, posse de drogas, dentre outros crimes, havia sido liberado do Presídio Regional de Xanxerê há pouco mais de 30 dias onde cumpria pena. O ferimento ocasionado pelo disparo foi leve, sendo liberado do Hospital ainda durante a noite e encaminhado ao IGP (Instituto Geral de Perícia) onde passou por exames de Corpo de Delito.
Posteriormente, foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Xanxerê e autuado em flagrante pelo crime de Tentativa de Furto. Conforme a Polícia Militar, o morador foi ouvido e liberado por haver claros indícios de ter agido em Legítima Defesa