Meteorologista explica fenômeno que atingiu o Oeste de Santa Catarina

Na tarde da última terça-feira (27), a Linha Cotovelo, no interior de Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina, foi atingida por um forte temporal com vendaval, que deixou estragos. Segundo informações do meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno será investigado para saber se aconteceu um tornado ou uma microexplosão.

“O que nós tivemos na região de Itapiranga foi uma tempestade convectiva, favorecida pela formação de uma célula explosiva e que teve o auxílio de um sistema de baixa pressão embebido a perturbações de ondas curtas na média alta atmosfera. Esse comportamento do texto já era previsto, tempestades que poderiam até vir com alguma severidade, alguma chuva intensa, trovoada, granizo e vendavais, mas muito pontualmente, poderia ter um transtorno e teve em algumas áreas, como no interior de Itapiranga e na região de Videira, onde passou uma supercélula, que é uma tempestade severa, que vem com um grau de severidade e destruição mais representativo”, informou Piter Scheuer.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade