Missa Crioula: Tradição, Fé e emoção marcaram o Dia do Gaúcho

Na  tarde de sábado (20) celebrado o Dia do Gaúcho, data que remonta a Revolução Farroupilha ou a Guerra dos Farrapos em 20 de setembro de 1835, a guerra civil mais longa registrada no Brasil onde durante 10 anos, a revolta teve como cenário o Rio Grande do sul.

O dia 20 tem o objetivo de prestar uma homenagem a um dos episódios mais importante para o Rio Grande do Sul, data que inclusive ganhou destaque quando foi decretado feriado no estado Gaúcho com o decreto estadual de 18 de setembro de 1995.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.

A Missa Crioula diferente da tradicional, utiliza uma linguagem própria, ritmo, estilo e símbolos que remete ao tradicionalismo gaúcho. Sempre preservando o sentido espiritual e religioso.

E neste ano a Missa Crioula da Cultura FM ocorreu as 15h00 de sábado (20) na Praça Frei Bruno junto a Festa Campeira organizada pela Secretária de Cultura de Xaxim. Mais um ano o evento religioso foi presidido pelo Pároco da Igreja Matriz , Frei Gilson Kammer juntamente com ministros, a liturgia ficou por conta do CTG Marca da Ferradura e o grupo Raízes ficou responsável pela parte musical.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade