Morre o maior comunicador do Brasil

Morreu na madrugada de sábado (17) o maior comunicador do Brasil, Silvio Santos aos 93 anos de idade. Ele que já estava afastado dos palcos desde de setembro de 2022.

A trajetória inspiradora

De vendedor ambulante a acumulador de um patrimônio avaliado em 6,69 bilhões de reais, o empresário Silvio Santos conquistou muitos brasileiros com o seu talento e carisma. Além de ser uma das personalidades mais queridas do país, ele é o apresentador de televisão mais famoso em território nacional.

Com tamanho sucesso, o perfil empreendedor de Silvio está nítido. Porém, diferentemente do que muitos pensam, ele batalhou muito, desde jovem, para conquistar o lugar que desfruta atualmente.

 

A história do empresário Silvio Santos — O começo de tudo

Em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, nascia Senor Abravanel (nome de batismo de Silvio Santos), o primogênito de um casal de imigrantes greco-sefardista.

Ao lado de cinco irmãos, sua infância foi muito humilde e de muita batalha. Já aos 14 anos de idade (1945), Silvio despertou seu lado empreendedor mostrando interesse pelas vendas. Decidiu, então, vender capa protetora para título de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro.

Em um dia de vendas, observou um jovem vendendo com muita facilidade algumas capinhas de plástico. Logo, descobriu o lugar em que esse vendedor reabastecia e comprou várias. No dia seguinte, saiu oferecendo aos clientes dizendo que eram as últimas levas. Nascia aí sua primeira técnica de venda, a escassez! O que mostrava também traços de um perfil empreendedor.

Após vender as capinhas, Silvio também acrescentou ao seu portfólio de produtos, canetas, e foi nessa época em que descobriu um talento nato para a comunicação. Para chamar a atenção das pessoas, ele começou a manipular baralhos e moedas. Para fugir do “rapa”, ele contava com a ajuda do irmão e trabalhava apenas na hora do almoço dos fiscais.

Mesmo sendo um camelô, Silvio Santos nunca deixou de frequentar a escola e até mesmo se formou, anos depois, em Contabilidade.

O sucesso da barca e a realização de um sonho prestes a ser alcançado

Quando completou 18 anos, o nosso empresário Silvio Santos se viu obrigado a servir o Exército Brasileiro. Em seus momentos de folga, ele prestava um trabalho voluntário para uma rádio local em Niterói.

Para retornar para a sua casa, Silvio tinha que viajar de barca. Percebeu que todas as viagens eram sempre silenciosas e por isso resolveu trazer um pouco de animação ao percurso. Investiu em aparelhagens, se demitiu da rádio e começou a trabalhar como “animador”. O sucesso foi tanto que ele conquistou sua própria barca, com direito a jogos de bingo e bebidas.

Certa vez, a barca em que trabalhava sofreu um acidente e Silvio não pôde mais trabalhar. Mas, o diretor de uma marca de cervejaria convidou-o para ir para São Paulo. Na grande cidade, ele aproveitou para trabalhar apresentando espetáculos em caravanas e circos. Nessa época, o empreendedor conheceu Manuel da Nóbrega, que tinha dificuldades de administrar o Baú da Felicidade, e pediu sua ajuda.

Ele, por sua vez, não só conseguiu reerguer o negócio como assumiu também o controle total do Baú. Incrível!

A realização de um grande sonho — Silvio Santos empreendedor

Com o sucesso do Baú da Felicidade, Silvio deu um grande passo. Aos 30 anos, teve o seu primeiro programa de televisão, nele, aproveitava para fazer propaganda do Baú. Além de apresentador era um empresário bem sucedido.

Nos anos 70, sonhou em ter a sua própria emissora. A realização aconteceu cinco anos mais tarde, quando alcançou o 1º lugar na concorrência. Seis anos depois, ele recebeu a concessão de mais quatro emissoras que foram rebatizadas como Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

 

 

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