Operação mira comércio ilegal, maus-tratos e morte de animais silvestres e exóticos em 3 estados do Brasil

Uma operação deflagrada em três estados do Brasil nesta quarta-feira (28) combate o comércio ilegal, maus-tratos e morte de animais silvestres e exóticos. A ação, que também apreendeu animais nesta manhã, quer desmantelar uma organização criminosa que atua em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em 16 cidades. A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e ao Polícia Militar Ambiental (PMA), que afirmou ser a maior ação de cumprimento de mandados da instituição.

Batizada de Operação Axolote, ela faz alusão a um anfíbio do México que foi avistado nas investigações e está ameaçado de extinção.

A operação acontece após uma ação de fiscalização ambiental feita pela Polícia Militar Ambiental em Santa Catarina no ano de 2022. A investigação apurou que os investigados enviavam animais de São Paulo para Santa Catarina e Paraná para serem ilegalmente comercializados.

Os mandados foram expedidos pela Justiça de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina localizada no Norte, onde também há cumprimento de mandados.

Dadas as péssimas condições de depósito, transporte e cuidados, segundo o Gaeco, os animais foram vítimas de maus-tratos e alguns chegaram a morrer. O esquema apontou também que os suspeitos possuem clara divisão de tarefas entre si.

A investigação tramita em sigilo. Prestam apoio ao Gaeco as polícias militar ambiental de Santa Catarina e São Paulo, e a Polícia Civil do Paraná.

Mandados cumpridos no três estados nesta quarta-feira:

Araranguá;

Balneário Camboriú;

Barra Velha;

Blumenau;

Itajaí;

Joinville;

Navegantes;

Palhoça;

Penha;

Santo Amaro da Imperatriz;

Timbó;

Curitiba;

Artur Nogueira;

Diadema;

São Paulo;

Sorocaba.

Axolote

O axolote é um animal listado como criticamente ameaçado de extinção devido à poluição, perda de habitat e introdução de espécies invasoras em seu ambiente natural, segundo o Gaeco. Ele é um anfíbio endêmico dos lagos do México e conhecido pela capacidade de regenerar membros e até partes do cérebro.

 

G1 – SANTA CATARINA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade