Papa Francisco eleva diocese de Chapecó a arquidiocese

O Papa Francisco elevo a diocese de Chapecó, do Oeste catarinense, à posição de arquidiocese. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, dia 5, e com isso Dom Odelir José Magri, antes bispo diocesano, torna-se arcebispo.

Desta forma, a diocese de Chapecó deixa de ser dependente da arquidiocese de Florianópolis e passa a comandar sua própria província eclesiástica, tendo as dioceses de Lages, Joaçaba e Caçador como dependentes. Atualmente, há 48 províncias eclesiásticas no Brasil, já contando as duas novas recém-criadas pelo Papa Francisco.

Dom Odelir, agora arcebispo, assume a responsabilidade de coordenar, os bispos locais e promove a unidade pastoral na região, além de coordenar esforço pastorais entre as dioceses da província.

A província eclesiástica de Chapecó conta hoje com 76 padres, 45 paróquias e 1.488 comunidades, fazendo parte de suas circunscrição 80 municípios no Oeste Catarinense.

Cerimônia

O próximo passo será realização de uma cerimônia de instalação, na Catedral Santo Antônio, sede da nova arquidiocese, ainda sem data definida. Haverá uma missa solene, a leitura do decreto pontifício e a posse oficial do arcebispo. Os bispos das dioceses de Lages, de Caçador e Joaçaba também devem participar.

Na solenidade de São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, Dom Odelir receberá o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa Francisco, em celebração a ser realizada em Roma, no segundo semestre de 2025. O Pálio é uma faixa de lã branca, com seis cruzes pretas, que o arcebispo usa sobre os ombros durante as celebrações. A peça tem significado tanto simbólico quanto prática dentro da hierarquia da Igreja.

Província eclesiástica

Nessa mesma ocasião, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Joinville, reestruturando a organização do estado catarinense. A escolha por Joinville e Chapecó aconteceu por serem as duas maiores cidades entre as várias dioceses da nova província constituída.

reconhecimento

a decisão, conforme Dom Odelir, destaca o reconhecimento e valorização da Santa Sé para a caminhada da Igreja Católica em Santa Catarina.

“Celebramos um júbilo e elevação de nossa arquidiocese e confiamos no impacto positivo desta realidade para a Igreja Católica em Santa Catarina. Nossa gratidão também ao Santo Padre. Papa Francisco, por ter atendido a solicitação dos bispos do Regional Sul 4, buscando melhor viver e contextualizar a ação evangelizador na realidade de nossas Igrejas locais”, finalizou o novo arcebispo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade