A Polícia Civil localizou quatro pés de maconha sendo cultivados no quintal de uma casa em São Joaquim, na Serra catarinense. Um dos arbustos possuía mais de 2,5 metros de altura e pesava aproximadamente 15 kg, e estava repleto de flores, que é a parte comercializada.
A apreensão ocorreu durante operação deflagrada com o objetivo de conter a onda de furtos que vinham assolando a cidade nos últimos dias.
As diligências, que iniciaram na terça-feira (16), culminaram em uma “biqueira” no Morro do Lagarto, já conhecida pelos agentes da DIC (Divisão de Investigação Criminal).
Diversos indivíduos tentaram se evadir, mas foram contidos rapidamente pelos policiais civis. Na local, os policiais encontraram uma variedade grande de drogas, (maconha, crack e cocaína), balanças de precisão, anotações para o tráfico, além de objetos que haviam sido furtados em uma loja no centro de São Joaquim na noite anterior. Quatro suspeitos foram conduzidos e autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.
Na quarta-feira (17), em continuidade as ações realizadas no dia anterior, haja vista que foi encontrada uma porção de “skunk” (maconha potencializada, na forma de flor), os policiais encontraram a casa onde ela estava sendo produzida. No local foi possível avistar dois grandes pés da planta Cannabis Sativa, conhecida como maconha.
O proprietário estava em casa e foi detido pelos policiais. Indagado sobre os pés de maconha, alegou que se tratava de cultivo utilizado apenas para seu consumo pessoal. No quintal ainda foram localizadas mais duas plantas menores, totalizando quatro pés de maconha.
O indivíduo também foi preso e autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas, na modalidade vender, semear e cultivar plantas em desacordo com determinação legal.