A Polícia Civil apreendeu, na tarde desta segunda-feira, dia 6, um adolescente de 16 anos envolvido na morte de uma jovem e de uma criança, crimes que o ocorreram em Xaxim, no Oeste catarinense, em dezembro de 2024. O menor foi localizado em uma residência no interior do município de Passos Maia.
Além do menor, um rapaz de 18 anos, também apontado como participante do duplo homicídio, foi preso no domingo, dia 5, em Peritiba, cidade localizada a cerca de 150 quilômetros de Xaxim. Ambos os suspeitos estão à disposição da Justiça.
O crime aconteceu na noite de 20 de dezembro, em um apartamento no bairro Chagas, em Xaxim. Na ocasião, duas jovens e uma criança foram baleadas.
Thalia dos Santos Balbinot, de 21 anos, morreu logo após dar entrada no hospital. A criança de quatro anos não resistiu e faleceu três dias depois no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Outra jovem, de 24 anos, que também foi atingida, sobreviveu. Segundo a Polícia Civil, ela está grávida e é mãe da criança que perdeu a vida.
As investigações indicam que o crime está diretamente relacionado a uma disputa pelo tráfico de drogas no âmbito interno de uma facção criminosa. As vítimas foram atingidas por diversos disparos de arma de fogo, especialmente na região da cabeça.
A Polícia Civil conseguiu identificar dois suspeitos de envolvimento nos assassinatos — um jovem de 18 anos e um adolescente de 16 — e representou pela prisão temporária do maior e internação do menor, medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário.