A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio dos policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizaram na tarde de sábado, 31, vistoria em propriedade no interior do município de Xaxim, motivada por denúncia do Ministério Público, que indicava possíveis irregularidades ambientais e sanitárias no abate, produção e comercialização de produtos de origem animal.
Durante a fiscalização, foi constatado que na propriedade agrícola ocorre abate de suínos, criação de suínos, produção de embutidos derivados da carne destes animais, e derivados de leite, como queijo que estavam sendo realizadas sem as devidas licenças ambientais e sanitárias.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) foi acionada e realizará nova vistoria no decorrer da semana para avaliar a situação com mais detalhes, sendo o proprietário responsabilizado criminal e administrativamente.
A população pode denunciar atividades irregulares e situações de risco ambiental ou à saúde pública aos órgãos competentes, como o Ministério Público, Polícia Militar Ambiental, ou ouvidorias locais.
Sargento Hilton da Polícia Ambiental de Chapecó: