Prefeito de Chapecó adota medida para diminuir lotação nas UPAs

Na terça-feira (04) o prefeito de Chapecó João Rodrigues tomou uma decisão com objetivo de modificar o funcionamento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde a partir de agora atestados médicos sem a real necessidade não serão fornecidos ao paciente.

Em um vídeo público nas redes sociais o prefeito mostrou a UPA da Região Central totalmente lotada, pacientes nos corredores e filas de espera para atendimento, que segundo João gera uma situação complicada. Segundo ele algumas pessoas procuram o serviço apenas com um objetivo, conseguir atestado sem mesmo ter sintomas de alguma doença para buscar o atendimento de emergência.

Após anunciar que o procedimento em relação a atestado iria mudar ao voltar nas redes sociais o prefeito João Rodrigues mostrou que a medida já deu resultado mostrando em vídeo a mesma unidade vazia.

No vídeo feito pelo médico que estava no plantão o Dr.Lazaret confirmou a mudança no local quando mostrou o movimento as 18h00 e não havia nenhum paciente aguardando, ou seja, todos passaram pela triagem já haviam sido atendidos.

O prefeito de Chapecó chama o novo procedimento de “atestado consciente” que será usado apenas em casos específicos como internações, observação clinica ou doenças que possam ser comprovados pelo médico, garantindo que as UPAS de forma geral priorizem de fato quem necessita de verdade.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Saúde de Chapecó, já teve dias que a UPA chegou atender mais de 700 pessoas por dia e muitas delas com casos que poderiam ser solucionados em Unidades Básicas de Saúde (UBs).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade