A Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi confirmado pela testagem rápida, um novo caso de dengue no município nos últimos dias. A confirmação acende novamente o alerta para a necessidade de redobrar os cuidados e reforçar as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Diante da situação, a Administração Municipal reforçará as ações de prevenção e também pede o apoio da população para o controle do mosquito transmissor. Nos próximos dias serão retomados os mutirões de limpeza em diferentes bairros, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito. O cronograma dessas ações está sendo definido pela Secretaria de Saúde e será divulgado nos próximos dias.
Além dos mutirões, a equipe da Vigilância Epidemiológica também realizará orientações nas comunidades, escolas e estabelecimentos, reforçando as medidas de prevenção já conhecidas. O Município segue ainda, com a colocação e monitoramento de armadilhas em pontos estratégicos.
A Prefeitura reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti também é uma responsabilidade da população. A comunidade precisa fazer a sua parte, adotando medidas simples que fazem toda a diferença. Entre os principais cuidados estão eliminar recipientes que possam acumular água, manter caixas d’água sempre bem tampadas, limpar calhas e ralos com frequência e descartar corretamente o lixo. Essas ações são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações ou manchas na pele procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação e atendimento adequado.