Queda e oscilações de energia: xaxiense relatam problemas que se arrastam por anos, moradores apontam um gargalo antigo na distribuição de energia e colecionam perdas. Com queda de energia, este é o relato dos consumidores sobre o fornecimento de energia elétrica em Xaxim.
O departamento de jornalismo da rádio Cultura FM 96.9 recebe diariamente reclamações dos ouvintes.” Eu já com esse negócio de luz que só queima aparelho o pobre só leva prejuízo e não tem para quem reclamar, só estou fazendo um pedido apelando ao povo se ver algum cachorro, gato perto de algum poste atropela por gentileza para eles não fazer xixi no poste: porque se eles urinar no poste pode dar queda de energia queimar aparelhos e não tem para quem reclamar”. Esse relato é de um consumidor da DCELT que preferiu o anonimato.
Podcast consumidor
Com objetivo de solucionar problemas relacionados às quedas de energia elétrica e oscilações de tensão, a prefeitura de Xaxim, ajuizou uma ação contra a prestadora de serviço DCELT (Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica). A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (26). Segundo o prefeito, Chico Folle, as tratativas do Município com a empresa iniciaram ainda no começo do ano passado. “Nós oficiamos a distribuidora para melhorar o serviço de distribuição de energia elétrica, em seguida tivemos o apoio de políticos, que intermediaram uma reunião com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que também foi oficiada sobre os problemas da DCELT e até agora nada surtiu efeito. O Procon também já realizou audiência pública, então é hora de a prefeitura pedir que a justiça intervenha, pois, nosso povo não merece receber este tipo de serviço”, afirma.
Podcast prefeito Chico Folle
A ação civil pública exige que a Distribuidora pague multa diária de R$ 10 mil, caso siga descumprindo suas obrigações legais. “É importante que o consumidor que teve algum dano busque seu direito junto aos órgãos competentes. Por meio dessa Ação Civil Pública, a prefeitura requer que a ANEEL junte aos autos todas as reclamações, vistorias e fiscalizações referentes à DCELT”, explica o procurador-geral do Município, Willian Batista Casal.
Podcast procurador jurídico Willian Batista Casal
O departamento de jornalismo da Cultura FM 96.9, entrou em contado com o diretor da DCELT Antônio Claudio Baldissera.” Esclarecemos que os desligamentos instantâneos, com duração de até 3 segundos, são relativos à atuação do sistema de proteção do religador automático instalado no ramal do alimentador que atende sua unidade consumidora para defeitos temporários. Caso defeito permaneça o sistema desliga para proteger as instalações, tanto da concessionaria quanto para segurança dos consumidores. Assim, para os desligamentos transitórios, ocasionados por curto-circuito devido ao toque de aves, descargas atmosféricas ou vegetação, o tempo de desligamento é inferior se compararmos com um desligamento total do alimentador de suprimento”. Finaliza o diretor.