Na sessão ordinária desta quarta-feira (13) a Câmara Municipal recebeu uma comitiva da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para falar sobre o Programa Antonieta de Barros (PAB).
Realizada há 18 anos, a iniciativa promove a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica na relação de estágio remunerado no Poder Legislativo. O programa tem suas ações reconhecidas por setores da sociedade civil, sendo referência em menções e destaques na esfera estadual e nacional.
“O PAB contrata jovens em situação de vulnerabilidade social pra estagiar nos setores administrativos do legislativo. Tivemos a honra de sermos premiados em Recife com o prêmio assembleia cidadã. E o presidente Mauro solicitou que trouxéssemos para os municípios a oportunidade de que os jovens, principalmente os vulneráveis, possam participar dos estágios”, afirmou Mirian Lopes Pereira, coordenadora de estágios especiais da Alesc.
Em 18 anos, quatrocentos e sessenta jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica passaram pela Assembleia Legislativa, sendo inseridos em um contexto social diferenciado de seu cotidiano. Esta é uma das práticas de inclusão social do programa que permite a interação entre os servidores do Poder Legislativo e os estagiários.
“O PAB nos honra muito porque é um estágio diferente. Ele não é apenas um estágio, mas uma oportunidade para o jovem carente. E a gente acredita muito neste programa porque ele existe há 18 anos e é um sucesso”, definiu Cintia Amaral, Policial Militar à serviço da Alesc e assessora da coordenação.
Nos setores de trabalho da Alesc e na formação continuada, os jovens estagiários são estimulados em atividades de qualificação profissional e socioeducacionais. Uma das estratégias para eficácia do Programa é apoiar a permanência dos jovens no sistema formal de ensino.
“É um programa maravilhoso e eu tenho certeza que vocês vão adotá-lo, pois essa será a oportunidade de dizer que vocês trouxeram algo importante para a cidade”, apontou Ilka Maria Fretta, servidora responsável pelo Centro de Apoio às Câmaras Municipais – Ceac, que é um setor da Assembleia responsável por acolher os vereadores que visitam a Alesc.
O Programa Antonieta de Barros está vinculado à Coordenadoria de Estágios Especiais da Alesc, que é responsável pela formação dos estagiários. A coordenadoria tem como missão buscar o desenvolvimento de potencialidades profissionais e pessoais dos jovens em condição de vulnerabilidade socioeconômica, priorizando a valorização do protagonismo juvenil e a visibilidade de sua identidade étnica.
Fonte/ Foto: ASCOM Câmara de Vereadores de Xaxim