Na quarta-feira, a Cresol Vanguarda, Cooperativa Singular filiada ao Sistema Cresol Baser de Francisco Beltrão recebeu a visita dos representantes do Banco Central do Brasil, Priscilla Lhacer, supervisora do DESUC (Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias), Stanislaw Zmitrowicz e Moisés Aluizio Ferreira Barbosa Coelho – DEPEF(Departamento de Promoção da Cidadania Financeira) . A comitiva estava acompanhada pelo gerente do Cresol Instituto, José Carlos Vandressen e o intuito da visita foi conhecer as ações que a Cooperativa desenvolve em relação a Educação Financeira e sua atuação junto ao Cooperado.
A comitiva foi recepcionada pelo conselheiro presidente, Gilmar Scatolin, pelo diretor superintendente, Wagner Adriano Tartari, pelo diretor administrativo, Edenilson Giachini, diretor de Negócios, Josimar Peron e a analista de Comunicação e Relacionamento, Sandra Angonese em seu centro administrativo no município de Xaxim. A história da Singular foi apresentada pelo conselheiro presidente que destacou que ao longo dos anos, a Cooperativa deu um salto de desenvolvimento. O diretor superintendente enalteceu a atuação na região Oeste Catarinense e o plano de expansão para o Estados do Mato Grosso e Rondônia, além de mostrar a evolução da Singular.
Apresentar cases de sucesso e como é a atuação da Cooperativa no que tange a Educação Financeiro foi o principal ponto tratado na parte da manhã. Os excelentes resultados conquistados com os projetos educacionais Um Olhar para o Futuro, Juventude Cooperativista e Juventude Conectada e Educadores Financeiros, foram abordados pela analista de Comunicação e Relacionamento. Ela enfatizou que em 2021, em torno de 500 pessoas, entre jovens e adultos, foram impactados pelas ações de educação financeira e que para este ano de 2022, a expectativa é dobrar o número de beneficiados.
Visita ao Cooperado
Na parte da tarde, os representantes conhecerem a empresa xaxinense, Casa do Salame. Com 26 anos de atuação no mercado de frios e embutidos derivados da carne suína, a empresa familiar é cooperada da Cresol há cerca de sete anos.
Durante a visita, os representantes questionaram os motivos pelos quais a família optou em trabalhar com Cooperativas e não bancos. Ao responder, o Patriarca da família, Adelto Barrionuevo, destacou que o atendimento personalizado e a confiança do Sistema que, cresce a cada ano fazem toda a diferença no momento de fazer qualquer operação financeira.
A preocupação com a saúde financeira do empreendimento foi algo destacado pelo filho Matheus Barrionuevo. Segundo ele, todos os investimentos, seja em estrutura física ou novos produtos são planejados de acordo com o faturamento da empresa e para isso, sempre contaram com o apoio da Cooperativa. A mãe e a irmã de
O presidente da Cresol Vanguarda, salientou que receber a visita Banco Central é a confirmação de que a Cooperativa está cumprindo com seu papel enquanto Instituição Financeira Cooperativa que busca o desenvolvimento dos seus cooperados.
Wagner Tartari enalteceu que a Cooperativa vive um momento de evolução e está empenhada em levar o desenvolvimento e o crescimento dos seus cooperados nos locais onde possuí agência e, principalmente, prezando, cada vez mais, pela saúde financeira de quem acredita no Sistema Cresol.
Além da visita a Cooperativa Singular, eles também realizaram agendas com a Central Cresol Baser de Francisco Beltrão, Central Cresol Sicoper e Central Cresol Brasil, ambas em Chapecó.