Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina emite nota referente a informação de fechamentos das Casas Familiares Rurais

Nesta semana alguns gestores responsáveis pelas Escolas Familiares Rurais de municípios de Santa Catarina foram surpreendidos quando receberam a informações que o trabalho nas escolas rurais iria parar, que nem mesmo turmas em andamento poderia se formar, bem como novas turmas seriam formadas.

Diante da noticia nosso Departamento de Jornalismo entrou em contato com a Secretaria de Estado que emitiu a seguinte nota:

 

A Secretaria de Estado da Educação, visando qualificar e expandir a educação no campo, está promovendo o replanejamento da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, nas regiões com demandas dos setores agropecuários, com ênfase na extensão rural e na sucessão familiar.
Nesse processo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), além de outros órgãos públicos, decidiu implementar ações em regime de cooperação técnica no ensino médio técnico. Essas ações serão desenvolvidas por meio da metodologia da alternância, direcionadas à juventude rural e suas famílias.

Essa metodologia permite que o estudante participe simultaneamente de dois ambientes de aprendizagem: o escolar e a propriedade familiar, promovendo uma perspectiva educativa em que ambas as partes são corresponsáveis pelo aprendizado e pela formação do estudante, com ênfase na sucessão familiar da propriedade rural em Santa Catarina.

Assim, haverá um aperfeiçoamento na coordenação dessa modalidade educacional, que passará a ser gerida pela EPAGRI, empresa que há anos faz um trabalho diferenciado no segmento da agricultura em nosso estado.

Essa inovadora cooperação trará benefícios significativos, pois a EPAGRI assumirá a coordenação da atividade educacional na oferta da educação do campo, aprimorando a formação técnica dos estudantes e assegurando uma educação pública gratuita e de qualidade.

A transição das atividades educacionais da SED para a EPAGRI não objetiva fechar as casas familiares rurais, nem suspender qualquer matrícula. Pelo contrário, o objetivo é a partir de agora rever a forma como o ensino é gerido, de modo a garantir acesso e permanência gratuitos a todos os alunos, já que atualmente a prestação do ensino é paga pelas famílias

 

Até o momento não obtivemos informações de como será na prática o trabalho nas Casas Familiares Rurais a partida desta mudança.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade