Nesta segunda-feira (18) a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagrou seis homens realizando pesca ilegal, no rio Uruguai, na altura do município de Alpestre.
Os policiais militares realizavam a Operação Embarcada, com foco no combate à pesca ilegal e predatória, no rio Uruguai, quando próximo à jusante da casa de força, da Usina Hidrelétrica (UHE) Foz do Chapecó, avistaram duas embarcações com seis indivíduos a bordo.
Ao realizar a abordagem, a equipe flagrou, no interior dos barcos, Dourados – espécie de peixe ameaçada de extinção, tendo sua pesca proibida em qualquer época do ano no Rio Grande do Sul. No local do flagrante a área é proibida para a pesca.
Os homens foram detidos e foi realizada a apreensão dos materiais de pesca – carretilhas, anzóis, iscas, bem como das duas embarcações e do pescado.
Um Boletim de Ocorrência Policial foi confeccionado. Os autores foram enquadrados na legislação vigente e responderão pelo crime ambiental. Apoiou a ação a equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER-FRON), da Polícia Civil de Santa Catarina.