O município de Taió, no Vale do Itajaí, foi bastante castigado pela enchente que atinge Santa Catarina nos últimos dias. O rio que corta a cidade atingiu níveis poucas vezes observados antes na história e superava a cota de 12 metros na madrugada desta segunda-feira, dia 9, segundo a Defesa Civil.
Só no Alto Vale, os bombeiros atenderam mais de 200 ocorrências neste domingo, dia 8. As equipes atuam principalmente na retirada de famílias das áreas de risco.
Taió enfrenta inundações graves. A situação piorou no final do domingo e nas primeiras horas desta segunda-feira, com a chegada de uma segunda onda, resultante da vazão gerada pelas chuvas intensas registradas na bacia do Rio Itajaí-Açu entre a tarde e a noite de ontem.
“Taió foi uma cidade que demandou muito os nossos serviços já no final da tarde e início da noite do domingo. Reforçamos o trabalho na noite e nesta madrugada”, conta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fabiano de Souza.
“Nossos bombeiros atuaram na retirada de pessoas que estavam no segundo pavimento das suas residências e não contaram que a água subiria tanto. Agora pela manhã, uma aeronave nossa está no município para prestar o atendimento e todas as equipes de reforço vão permanecer em Taió”, completa.
Fonte: Oeste Mais