No programa Ponto a Ponto desta segunda-feira, 31, o Secretário de Saúde Uilian Cavalheiro, comentou sobre ações de combate a Dengue, as equipes de saúde do município devem percorrer os imóveis em toda a cidade nos próximos dias, para identificar as áreas com mais ocorrências de focos do mosquito Aedes Aegypti. “ O Ministério da Saúde já fez uma notificação para a Secretaria, sobre esses problemas paralelo, hoje a covid-19 é centro das atenções mais a saúde não pode parar e a dengue é uma delas.” Afirma o secretário.
O número de foco é muito alto praticamente em todos os municípios da região Oeste. Xaxim tem vários focos mais não tem casos confirmados e nem suspeitos.” A cada quinze dias é divulgado os boletins e assim que acalmar o covid-19 será divulgado boletins semanalmente, vamos retornar com as atividade nas escolas, e vai para o Poder Legislativo um projeto de lei que facilite penalização para aquelas pessoas que não cumprem a organização dos terrenos baldios.” Finaliza Ulian.
Para prevenir o aumento do número de focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, além do número de casos da doença na cidade, no calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com mais velocidade. ’’ Reforçar a população que o clima é favorável e prestar atenção no ambiente em que vive para identificar possíveis depósitos com água parada, lixo é só andar a pé para ver, assim, eliminar criadouros do Aedes aegypti.” Finaliza.
O repórter Gilvano Genuíno foi constatar o que falou o secretário sobre andar a pé , não precisou ir longe para fazer os primeiros registros da falta de cuidado de algumas pessoas.