Xaxim registra 90 focos do mosquito Aedes Aegyptide nenhum caso positivo em 2024

Santa Catarina teve um aumento de 646,5% de alta nos casos de dengue em 2024, segundo aponta o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Deve-SC). Os dados coletados de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024 foram comparados com o período de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.

A Prefeitura de Xanxerê divulgou nesta terça-feira dia 6, a confirmação de três casos de dengue no município. De acordo com a Vigilância em Saúde, os pacientes são todos do sexo masculino. Um dos casos é autóctone ou seja, contraído dentro de Xanxerê, e os outros dois são importados.

O caso autóctone é de um adolescente de 15 anos, morador do interior do município. Já os dois casos importados são de um homem de 27 anos, morador do bairro Bortolon e de um homem de 58 anos, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima.

A Secretária de Saúde do município de Xaxim, através da Vigilância Epidemiológica registrou em 2024, 90 focos do mosquito Aedes Eegyptide. “Desses 90 focos não temos nenhum caso positivo para dengue, importante citar os sintomas da doença que febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns”, afirma a coordenadora da Vigilância Vanessa Zanco.

“A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa”, finaliza Vanessa.

Podcast Vanessa Zanco

Mortes causadas pela dengue em 2024

No período de 31 de dezembro de 2023 e 29 de janeiro de 2024, foi confirmado uma morte por dengue em Joinville. Quatro casos permaneciam em investigação nas cidades de Araquari, Florianópolis, Garopaba e São Francisco do Sul.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade